GESTÃO
EMPRESAS COM UMA GESTÃO MODERNA CHEGAM AO SUCESSO INVESTINDO NOS SEUS FUNCIONÁRIOS COM PROJETOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO | FÁBIO ANJOS
Sempre acreditei na estratégia de gestão que vêm sendo usada por muitas empresas do setor privado. A partir do momento que programas de valorização dos colaboradores são implantados a produtividade e a eficiência tendem a surpreender os líderes a cada dia. Essa tendência é sem dúvida uma estratégia dessas empresas porque elas sabem que o sucesso da organização começa com a valorização de seus funcionários.
Muitos gestores acham que gerir o seu pessoal é uma missão impossível. O fato é que muitos ainda não experimentaram começar a dar valor a seus colaboradores, a partir daí o resto fica mais fácil de conseguir.
Já escrevi varias vezes sobre a importância de as empresas valorizarem seus funcionários, quando isso acontece o retorno nunca é negativo. Existem empresas por aí vibrando com os lucros e com o sucesso de um projeto de RH que valoriza seus colaboradores e que está colhendo frutos. O resultado é sempre algo como funcionários satisfeitos e ROI em alta para a companhia.
Quando a instituição valoriza seus colaboradores o índice de funcionários reclamando pelos corredores da empresa ou desmotivados falando mal de colegas e da chefia é quase zero. O que vemos são pessoas motivadas e engajadas no trabalho, opinando, trazendo melhorias, compartilhando experiências e satisfeitos por fazerem parte da equipe.
Vamos compartilhar aqui mais um exemplo de valorização e sucesso de uma empresa do setor automotivo chamada Master. Eis algumas das atribuiçõe que seus funcionários tem orgulho em falar: liberdade para opinar, autonomia e oportunidade de crescimento.
Na Master o recrutamento e seleção são baseados nos resultados das avaliações de desempenho e de um programa chamado Aqui Você Pode Crescer, que incentiva a participação dos funcionários nos processos seletivos internos. Outro programa criado nesta empresa chama-se “Sucessão de Gestores” que abre vagas específicas para cargos de gestão.
A média salarial é de 10% acima do que se costuma pagar pelos cargos na região onde a empresa está localizada, e para ter um time pronto ela faz todo ano um levantamento das necessidades de treinamento e proporciona o treinamento para seus funcionários de acordo com os resultados alcançados. 88% das pessoas que trabalham lá dizem que se identificam com a empresa e 77% estão satisfeitos e motivados.
São números altos para uma empresa com relação ao índice de satisfação de seus colaboradores.
A visão dos seus gestores é fazer com que os funcionários façam parte do negocio da empresa. Todo ano é realizado um fórum para comunicar aos funcionários as estratégias para o ano, as metas e os resultados da companhia além de dar informações sobre o mercado que a empresa está inserida. Ninguém ali trabalha sem foco, sem saber qual a missão da empresa e seu objetivo.
Existem organizações que passam uma idéia negativa quando alguém pergunta aos seus estagiários se eles sabem de fato qual a visão da empresa em que eles fazem parte, a resposta é sempre previsível, eles dizem não saber por que ninguém nunca falou sobre o assunto. Isso mostra a falta de um RH forte dentro das empresas, onde os gestores não participam as suas equipes aonde se quer chegar, e ainda assim exigem colaboradores comprometidos e engajados.
Para uma organização chegar ao objetivo que almeja necessário é haver projetos de incentivo aos seus colaboradores, é por aí que começa o desenvolvimento de qualquer setor que deseja o sucesso. Com estratégias de gestão, liderança, cidadania empresarial, remuneração compatível, benefícios e saúde para seus colaboradores. Ou seja, valorização. Esta é a chave do sucesso.
Abraço a todos!
domingo, 18 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário